domingo, 1 de setembro de 2013



Segundo Murray, os cocos Gram Positivos são uma coleção heterogênea de bactérias.
Os estafilococos são células esféricas geralmente dispostas em cachos heterogêneos, metabolicamente ativos e crescem rapidamente em diversos meios de cultura.
Mais de três dezenas de espécies são descritas, sendo a mais importante para a microbiologia clínica o Staphylococcus aureus - agente causador de infecções de pele, endocardites, bacteremias, além de infecções pulmonares.

CASO CLÍNICO:
I) Um homem de 36 anos tem um abcesso com uma cepa de S. aureus beta-lactamase positivo. O organismo em questão é resistente a quais antibióticos?

A. Sulfazotrim
B. Eritromicina, Claritromicina e Azitromicina
C. Vancomincina
D. Penicilina G, Piperacilina e Ampicilina
E. Amoxicilina-clavulonato, Ampicilina-sulbactam, Piperacilina-tazobactam e Ticarcilina-clavulonato

II) Um jovem de 18 anos, caiu ao jogar futebol com a turma da faculdade, machucando sua perna. No local da pancada referia dor, contudo não apresentava lesão aparente, nem ferimento. No dia seguinte, o local estava dolorido e inchado e assim foi levado à emergência.
Um líquido claro foi aspirado no local da dor, sendo prescrito tratamento sintomático. Dois dias mais tarde, o edema retornou, a dor aumentou e um eritema desenvolveu-se, apresentando temperatura de 38,8ºC. Novamente foi aspirado um líquido, sendo desta vez turvo. O líquido colhido foi enviado ao laboratório acompanhado de duas amostras de hemocultura. Todas as amostras apresentaram resultados positivos para S. aureus.

QUESTIONAMENTOS

  1. Cite duas possíveis fontes deste organismo.
  2. Estafilococos causam uma variedade de doenças, incluindo infecções cutâneas, endocardites, intoxicação alimentar, SSSS e TSS. Como os sintomas destas doenças diferem da infecção neste paciente? destas doenças, quais são intoxicações?
  3. Que toxinas são implicadas nas doenças estafilocócicas? que enzimas estafilocócicas foram propostas como fatores de virulência?
  4. Quais as estruturas da célula dos estafilococos e quais as toxinas que protegem a bactéria da fagocitose?
  5. Qual o antibiótico de escolha para o tratamento das infecções por estafilococos? (dê exemplos baseados em infecções comunitárias e infecções hospitalares).
  6. Como pode ser elaborado um fluxograma para identificação das principais espécies de estafilococos?
  7. Quais as principais características coloniais de S. aureus no ágar sangue de carneiro?

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Caso Clínico: Os S. aureus beta lactamases positivos são resistentes a Penicilina G, Piperacilina e Ampicilina. Segundo Tavares (2001), isso se explica pela hidrólise do anel beta-lactâmico do núcleo estrutural das penicilinas - o ácido 6-aminopenicilâmico - provocando a formação do ácido penicilóico desprovido de atividade antimicrobiana. Consequentemente a quebra deste anel nas diversas penicilinas forma derivados do ácido penicilóico, igualmente inativos.

    ResponderExcluir